Quando o assunto é brinquedos para bebês muitas dúvidas podem surgir, principalmente para pais de primeira viagem. Isto porque os brinquedos não têm um objetivo apenas lúdico, mas também para desenvolvimento dos bebês, servindo como verdadeiros objetos para concentração, desenvolvimento de habilidades motoras e raciocínio, dentre outros.
Brinquedos para bebês divididos por idade
Dentro desta perspectiva, os brinquedos para bebês podem ser divididos por faixa etária. Neste post iremos indicar os melhores tipos de brinquedos para cada idade, de modo que você tenha segurança e escolha bem aqueles com os quais seus filhos irão, poderão e deverão brincar.
Os brinquedos para bebês são fundamentais para que se possa desenvolver os potenciais da criança, auxiliando no desenvolvimento total delas. Ele pode ter diversos papeis na educação do seu filho como, por exemplo, aqueles que serão objeto de apego na hora de dormir, ajudando no melhor sono, acompanhar a criança na hora de ir para a escola, tomar banho etc., dando a elas segurança e as tornando mais independentes.
Eles também podem ajudar no momento de a criança socializar com outras ou com os adultos, aprendendo o que é o compartilhamento, além de contribuir para desenvolvimento de fantasias e criação de histórias interessantes, mexendo com a imaginação, seja de nas brincadeiras sozinha ou coletivas.
Os brinquedos para bebês também podem ajudar na hora de desenvolver o senso de organização já que, a partir de uma certa faixa etária, a criança começará a aprender a recolhê-los e guarda-los com cuidado, sem contar na contribuição para a coordenação motora que serão muito úteis quando forem maiores.
Podemos perceber que os brinquedos têm um rico papel no mundo infantil, colaborando em todo o seu desenvolvimento.
A partir de um certo momento, os brinquedos para bebês não serão mais interessantes para seu filho, pois ele já terá aprendido algo com ele. Neste momento, os pais têm duas opções: adaptá-lo de maneira segura para estimular o interesse e novos aprendizados ou incentivar o bebê mais crescido a doar, ensinando, assim, o desapego e compartilhamento.
Desta forma, evita-se acúmulo de brinquedos que não servem mais ao seu propósito e ainda contribui para sua formação.
Brinquedos para bebês entre 0 e 5 meses de idade
Os brinquedos ideais são aqueles musicais, chocalhos, mordedores e todos aqueles que não sejam tão pequenos e nem tão grandes, de modo a permitir que o bebê os agarre com as duas mãos e os leve à boca em segurança. Para isso, é preciso conferir o material com os quais são feitos para evitar intoxicações. O tamanho, obviamente, evitará acidentes com engasgos. Brinquedos para bebês com diferentes texturas são essenciais para as crianças já irem aprendendo sobre o tato, já que nessa fase gostam de ficar agarrados com os objetos.
Brinquedos para bebês entre 6 meses e 1 ano de idade
Nessa fase a criança se interessa mais por brinquedos flutuantes para brincar na hora do banho, proporcionando uma experiência agradável. Brinquedos para bebês que contenham guizos ou ilustrações também são boa pedida para essa faixa etária. Nessa faixa também é hora de estimular o raciocínio da criança, com brinquedos que se encaixam uns aos outros ou em aberturas no formato da peça que se tem em mãos. Os brinquedos eletrônicos também podem ser inseridos na brincadeira nessa faixa de idade, pois irá estimular o aprendizado. Exemplos de brinquedos para essa faixa são: argolas para empilhar, cubos com guizos, mesa com cadeirinhas na altura correta para apoio correto dos pés no chão, brinquedos que contenham botões para serem apertados, girados ou empurrados e que emitem sons nessas interações.
Brinquedos para bebês entre 1 e 2 anos de idade
Nesta faixa, opte por brinquedos para bebês que tenham texturas diferentes para estimular os sentidos como bonecas de pano, bichinhos de pelúcia, livros, álbum de fotos com familiares e/ou objetos que já sejam conhecidos da criança, brinquedos que demandem montagem e desmontagem. As cores devem ser mais vivas para manter a atenção e interesse da criança e devem ser feitos de material atóxico.
Brinquedos para bebês de até 3 anos de idade
É neste período que as crianças descobrem que podem interagir com o mundo à sua volta como, por exemplo, ao jogar uma bola e ver que ela quica e volta para si. Este “bate-volta” ajuda a criar estratégias e criar jogos. A prioridade é para brinquedos que não caibam na boca de modo a sufocar a criança, colocando-a em perigo. Também não pode ter excesso de cores no objeto, porque isso leva a uma quantidade maior de informação que a criança pode ainda não estar preparada.
Caso tenha interesse procure amostras gratuitas de produtos para bebês no site: https://amostragratuita.com.br/produtos-para-bebe-amostra-gratis-2022-solicite/
Com essas pequenas dicas você poderá oferecer um mundo divertido e de aprendizado ao seu filho.